segunda-feira, 11 de junho de 2012

Curiosidades da Biologia:

Já acordou no meio da noite com um sonzinho te perturbando do tipo cri cri cri ou tipo criiiiiiiii? Esses são os sons mais comuns produzidos por um inseto da Ordem Orthoptera, conhecido popularmente como grilo.
Mas você já se perguntou como ele produz tal som?
Bem, aí vem a parte interessante da Biologia dos Grilos, são insetos e portanto não apresentam cordas vocais.
O seu som conhecido cientificamente como estridulação é produzido apenas pelos machos de cada espécie que "passam" uma tégmina (asa) na outra. Isso mesmo o som é produzido na asa que possui diversas estruturas para que isso seja possível, como uma fileira de "dentes" que quando raspados pela outra asinha fazem o som. O tipo de som, trill (som contínuo tipo criiiii) ou chirp (tipo cri cri), dependerá do formato dos dentinhos, quantidade e também da frequencia em que o grilo irá passar uma asa pela outra . Aquele som que "incomoda muita gente" serve para chamar a fêmea para acasalamento e outros sons servem para avisar outros machos que aquele território já tem dono.
Estes são os sons mais estudados por cientistas (chamado e demarcação de território), e como são espécie-específcos servem para determinação taxonômica (classificação de gêneros e espécies).


Essa é uma tégmina (asa) do gênero Anurogrillus. Fez parte de um de meus trabalhos na faculdade!

Bom era isso, em breve outras curiosidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário